O Que São TDICs?

Falar sobre tecnologias no seu sentido mais genuíno, parece interessante para iniciar. Mas a jornada desde sua etimologia, passando pela filosofia e história até a contemporaneidade e ficção científica é densa, longa e, talvez deixar para um outro momento seria mais sensato. Por agora, dedilhar um pouco pela Cultura Digital na tentativa de clarear alguns aspectos sobre as tecnologias digitais e a sua importância na aprendizagem escolar, ecoa um modus operandi de grande demanda.

O modo de vida das pessoas, em geral, é profundamente impactado pelas tecnologias que as cercam. O vínculo é tão potente que não surpreende observar momentos em que pessoas estão a serviço da tecnologia, ao invés do contrário. Isso é fruto de uma evolução tecnológica tangencialmente maior que a capacidade humana de se apropriar dela.

A exemplo disso, observe estes pontos de reflexões e tire suas conclusões sobre o parágrafo acima:

  • Você saberia definir o conceito de algoritmos?
  • O Google, Facebook, Instagram, tem algoritmos poderosíssimos, você consegue viver sem eles hoje?
  • Entre ficar um dia sem sair de casa e um dia sem tecnologias digitais, qual seria a pior situação?
  • Tecnologia digital é uma imposição ou uma escolha?

Para te ajudar, o temo “Tecnologia” está mais para um método, um técnica para se alcançar um resultado com o menor gasto possível de tempo e energia. Já a “tecnologia digital”, está relacionada com a internet, computadores e energia elétrica. A apresentação desses dois termos é uma tentativa de elucidar, ainda que de maneira grosseira, a diferença entre tecnologias e tecnologias digitais – físico e virtual.


No campo da Comunicação, eles são apresentados como Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A primeira está associada basicamente à evolução das civilizações enquanto seres pensantes e comunicantes por meio de linguagem no decorrer da história, e a segunda mais direcionada a comunicação no contexto dos computadores e suas tecnologias(redes e internet).

O código binário é a única linguagem interpretada e executada pelo computador – binário porque são apenas duas unidades ou dois dígitos:
1 (ligado)
0(desligado).

Convertendo da Matemática para Língua Portuguesa, temos algo assim:
1 = Sim
0 = Não

O “sim” e o “não” é o meio mais objetivo de estabelecer uma comunicação. Ao responder apenas “não” a alguma pergunta, você elimina qualquer outra informação que justifique sua resposta e entrega apenas o resultado final. Desse modo, a mensagem é rápida, objetiva e contém o dado essencial que o interlocutor precisa saber para dar continuidade à atividade/diálogo.

Essa racionalidade é fundamental para a realização efetiva de qualquer trabalho, seja ele humano ou tecnológico. Pois a ideia de economia prevalece na relação trabalho x resultado. Sendo assim, do ponto de vista humano, gasta-se menos tempo e processamento mental para interpretar situações que não vão alterar o resultado. A mesma ideia prepondera ao transpor para uma perspectiva computacional – o resultado deve ser alcançado com menor gasto de energia elétrica e no menor tempo possível.

Toda tecnologia que recebe, processa e entrega dados baseados nestes dois dígitos (0 e 1), recebe o nome de Tecnologias Digitais. Quando a utilizamos para transmitir ou receber alguma Informação ou Comunicação, estamos utilizando as chamadas TDICs.

Agora, por exemplo, estou utilizando um computador e a rede da internet, ambos com seus vários recursos tecnológicos digitais para comunicar a você informações sobre as TDICs. Este exemplo retrata um comportamento global em intenso desenvolvimento, a Cultura Digital. Um termo cada vez mais presente em nosso cotidiano e, a partir do ano de 2023, também presente nos currículos escolares.

Em suma, as TDICs decorrem da evolução humana e se diferem das demais tecnologias pela sua característica binária e a relação com computadores e internet. Os dígitos 0 e 1 formam a única linguagem processada por um computador pela sua representação, clareza e economia de recursos. Toda informação que é codificada numa sequência de 0 e 1, pode ser processada e transmitida em meio digital utilizando as tecnologias digitais. É neste cenário que se desenvolve uma nova cultura, a Cultura Digital – assunto com prioridade máxima para composição dos currículos escolares.

Isso foi útil pra você? Compartilhe em suas redes sociais!